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BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC

A BNCC - Base Nacional Curricular Comum,  é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos nas diferentes etapas de seu percurso educacional. 

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Assim, a BNCC é uma importante referência para a estruturação curricular na faixa etária dos zero aos cinco anos.

   

BNCC: EIXOS ESTRUTURANTES

INTERAÇÕES e BRINCADEIRA 

São os dois alicerces organizadores que orientam, apoiam e sustentam o trabalho pedagógico na Educação Infantil, funcionando como referência. 

A criança em suas ações e interações com os outros e com o mundo, constrói e se apropria  de saberes diversos.

É pelo brincar e as interações que se estabelecem no decorrer dos jogos e das brincadeiras que potencialidades desabrocham e aprendizagens acontecem. 

É possível identificar nas  interações e brincadeiras,  atitudes de frustração e de competição,  resolução de conflitos e de reparação, expressão de afeto e regulação de emoções.

Acompanhar a trajetória de cada criança e do grupo, em seus recuos, avanços, conquistas e possibilidades, através de observação atenta e olhar cuidadoso, oferece pistas importantes para intervenções e apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança.

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DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

Considerando os eixos estruturantes das práticas pedagógicas - INTERAÇÕES e BRINCADEIRA, seis direitos de aprendizagem e de desenvolvimento,  asseguram as condições para que as crianças, segundo a BNCC “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.”nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.”

 

São eles:   

 

CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR,       

   

EXPLORAR,  EXPRESSAR, 

 

CONHECER-SE

 

 

CONVIVER com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

 

BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais. 

 

PARTICIPAR ativamente tanto das atividades propostas pelos professores quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes. 

 

EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando saberes em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

 

EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

 

CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.    

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Horários

- Horário integral: 7 horas às 19 horas.

-Horário parcial: Manhã ou tarde de 6 horas ou 8 horas.

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