BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC
A BNCC - Base Nacional Curricular Comum, é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos nas diferentes etapas de seu percurso educacional.
Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Assim, a BNCC é uma importante referência para a estruturação curricular na faixa etária dos zero aos cinco anos.
BNCC: EIXOS ESTRUTURANTES
INTERAÇÕES e BRINCADEIRA
São os dois alicerces organizadores que orientam, apoiam e sustentam o trabalho pedagógico na Educação Infantil, funcionando como referência.
A criança em suas ações e interações com os outros e com o mundo, constrói e se apropria de saberes diversos.
É pelo brincar e as interações que se estabelecem no decorrer dos jogos e das brincadeiras que potencialidades desabrocham e aprendizagens acontecem.
É possível identificar nas interações e brincadeiras, atitudes de frustração e de competição, resolução de conflitos e de reparação, expressão de afeto e regulação de emoções.
Acompanhar a trajetória de cada criança e do grupo, em seus recuos, avanços, conquistas e possibilidades, através de observação atenta e olhar cuidadoso, oferece pistas importantes para intervenções e apoio ao desenvolvimento e a aprendizagem de cada criança.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Considerando os eixos estruturantes das práticas pedagógicas - INTERAÇÕES e BRINCADEIRA, seis direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, asseguram as condições para que as crianças, segundo a BNCC “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.”nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.”
São eles:
CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR,
EXPLORAR, EXPRESSAR,
CONHECER-SE
CONVIVER com outras crianças e adultos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
BRINCAR de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros, de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais.
PARTICIPAR ativamente tanto das atividades propostas pelos professores quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes.
EXPLORAR movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando saberes em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
EXPRESSAR, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
CONHECER-SE e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Horários
- Horário integral: 7 horas às 19 horas.
-Horário parcial: Manhã ou tarde de 6 horas ou 8 horas.