Projeto Anual 2019

“ISTO & AQUILO: E viva a diferença ”

O projeto anual “Isto & Aquilo: E viva a diferença”, inspira-se na educação para a cidadania global, tendo como foco central a sustentabilidade, preocupação sociocultural e econômica que impõe a busca por uma educação de alta qualidade comprometida com o desenvolvimento de valores.

1º subprojeto: “Janelas mágicas para a vida”
De fevereiro a abril de 2019

Tendo por base os eixos curriculares, foram trabalhados temas e conteúdos que abriram janelas para a vida: a vida da cidade, a vida de cada um, a vida  de todos nós. 
 
Um foco especial foi dado à identidade, conceito que se define no cotidiano vivido, e nele estão presentes os outros conceitos que nos constituem na pluralidade e nas diferenças.  

No Projeto “Companhia das Artes: interpretando o belo”, demos destaque ao trabalho artístico das crianças que tiveram como inspiração as obras de Ziraldo e Botero.

2º subprojeto:  “BRASILEIRINHO: CONHECENDO AS NOSSAS RAIZES”
De maio a julho

O povo brasileiro é marcado pela diversidade. Uma diversidade de cores, fisionomias, tradições e costumes, e sua constituição é multiétnica, tendo em vista a variedade de grupos que constituíram a nossa população. 

Além do nativo indígena, o africano e o europeu colonizador, imigrações importantes de povos europeus e asiáticos contribuíram para ampliar ainda mais a enorme diversidade histórico-cultural brasileira.
 
Nesse período, resgatamos nossa tradição rica e plural fortalecendo junto aos alunos, novas relações com a cultura e reafirmando a identidade brasileira. 

3º subprojeto:  “CULTURA INDÍGENA NO CONTINENTE AMERICANO”

De agosto a outubro

 

Muito antes de Cristovão Colombo descobrir a América, o continente americano era habitado pelos índios. Ao longo da história, todos os países da América provocaram de alguma forma a extinção de muitas tribos indígenas. 

No Brasil existiam 5 milhões de nativos, aproximadamente. Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupem o território brasileiro. 

São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. 

Muito da cultura índígena perdeu-se ao longo do tempo e a proposta do PEA/UNESCO é contemplar o conhecimento e o resgate das línguas e da cultura indígena. 

Nossas crianças vão explorar diferentes tribos indígenas brasileiras e do continente americano, partilhando o que aprenderam no “Moitará dos curumins”. 

O foco da língua inglesa estará voltado para o estudo das tribos indígenas do continente americano.
 

Acontecimentos importantes

“Danças e Brincadeiras Indígenas”

“Dança das Águas” no decorrer das aulas de Natação, 

No Projeto “Sábados Culturais”, teremos o Festival da Cultura com o tema “Moitará Dos Curumins”.

4º subprojeto:  “AMPLIANDO AS LEITURAS DO MUNDO”
 
A escola é um lugar onde cabem formas diferentes de compreender o mundo e apreendê-los em suas múltiplas facetas. O que nos possibilita perceber que cada coisa se constitui nas suas várias interações, sendo que igualdade e diferença são complementares e não polos opostos. 

Acontecimentos importantes
 

Festa do Halloween

Gincana Solidária e partilha do Presente de Natal

Festa das Realizações 

Festival das Constelações, Máquinas e Sistema Solar. 

 

DESTAQUE

 

Trabalhado o tema da década 2011/2020: Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade. 


Nesse trabalho, aproveitando situações rotineiras,  a criança  percebe que viver em harmonia com a natureza é garantir um verdadeiro desenvolvimento sustentável para o crescimento da humanidade que depende da diversidade biológica, dos bens vitais e dos serviços que ela nos oferece.

BNCC.jpg
parceiros_asbrei.png

Rua Sabóia Lima, 41 - Tijuca

Rio de Janeiro RJ, 20521-250

(21) 3234-1786

© 2019 |