Psicomotricidade

A psicomotricidade na Educação infantil é apresentada à criança através das atividades lúdicas que favorece o desenvolvimento d a  criatividade e da construção de conhecimentos, através de jogos, da música, da dança, dos brinquedos e das brincadeiras. O objetivo é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo).

Ludicidade

Ensinar e aprender  através da ludicidade : divertimento, diversão, lazer, lúdico, alegre, brincalhão, divertido, atento, alerta,

Para ser lúdica, a brincadeira tem que fornecer prazer.

A atividade lúdica proporciona à criança um contato mais próximo com o seu corpo, com os objetos e como ambiente, além de uma maior interação com outras crianças e os adultos.  É uma atividade integradora que amplia a capacidade afetiva, a criatividade, a percepção do outro, a sensibilidade, a autoestima, as atividades motoras, o pensamento e a linguagem.

 

São atividades que proporcionam uma sensação de plenitude, que nos envolvemos por inteiro, flexíveis e saudáveis. É o nosso mundo interior em sintonia com o mundo exterior ou conectado.

 

Os jogos e a brincadeira, as atividades artísticas – desenho, pintura, dança, música,são capazes de nos deixar focados e integrados nas atividades que estão sendo abordadas.

BNCC.jpg
parceiros_asbrei.png

Rua Sabóia Lima, 41 - Tijuca

Rio de Janeiro RJ, 20521-250

(21) 3234-1786

© 2019 |