Recado da nutricionista

 

 

 

 

 

 

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia, precisamos lembrar que esta é uma fase temporária, que vai passar. 

Portanto,  a rotina alimentar deverá ser mantida, assim como os intervalos entre as refeições. 

Manter todos os horários das refeições similares ao da creche, juntamente com o home office,  será uma batalha, mas na medida do possível devemos ajustar esses horários e não substituir, principalmente as três grandes refeições: café da manhã, almoço e jantar. 

A primeira refeição do dia é muito importante. Deverá ter  alimentos ricos em proteínas  e cálcio, bem como carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras. Observe a pirâmide alimentar.

Sugestões para café da manhã:  

- leite com frutas e aveia 
- panqueca de banana com aveia
- leite com pão integral e manteiga ou azeite.
 
    PIRÂMIDE ALIMENTAR
    Base para uma alimentação  saudável

Hidrate-se, mantenha um peso saudável e faça atividades físicas regularmente.

Após o café da manhã que sempre foi oferecido em casa, podem ser usados um dos nossos cardápios mensais para que tenham ideias que ajudem na montagem de um esquema alimentar saudável. 

A grande questão é regular os horários,  respeitando os intervalos de cada refeição. 

Basicamente damos intervalos de três horas de uma refeição para outra, e nestes intervalos oferecemos sempre água para que seja garantida a hidratação.

 

 

 

 

 

Na creche,  a companhia de outra criança é  um agente facilitador que estimula a aceitação dos alimentos, mas isso pode ser compensado pela presença da família, tornando esse momento agradável e acolhedor. É uma grande oportunidade para apreciarmos e observamos a postura, a mastigação e a aceitação de diversos tipos de alimentos e texturas. 

O horário das refeições pode ser também um grande momento para construção  de conhecimentos. É recomendável conversarmos sobre o que estamos comendo: o nome do alimento, a cor, a textura, tipo de casca, as sementes que tem, especialmente em relação aos legumes, verduras e frutas. Lembrando que a apresentação de um prato com alimentos coloridos, além de fornecer variados tipos de  nutrientes, importante para o desenvolvimento físico e mental, também agrada o visual contribuindo assim para o apetite.

Por fim,  além de todas as dicas,  não podia deixar de mencionar que a exposição direta ao sol por 10 minutos diários, também é de suma importância, visto que a produção de vitamina D  natural se faz por esta via, e o sistema imunológico se potencializa com a presença desta vitamina. 

Breve, enviarei novas dicas e receitinhas.

Sandra Albertoni
Nutricionista
CRN 96100497

 

 

 

 

 

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